top of page

6 vantagens do Médico ao Domicílio

Atualizado: 5 de jul. de 2022


É certo que quando um membro da família adoece a primeira reação é dirigirmo-nos para um hospital, mas será que todas as situações compensam a deslocação, os tempos de espera e o desconforto de uma sala de hospital? Não seria muito mais cómodo poder recorrer à assistência de um profissional de saúde no conforto do seu lar? É isso que este artigo lhe irá mostrar – as principais vantagens de recorrer a um médico ao domicílio, mesmo em situações de urgência.


1. Menos tempo e dinheiro em deslocações

Ainda que o serviço em si possa ser mais caro do que recorrer a um médico no hospital público, o facto de não ter de se deslocar a nenhum sítio ajuda a poupar dinheiro em combustível e parques de estacionamento, bem como a poupar o seu recurso mais valioso, o tempo! Além disso pode sempre usar o seu seguro para cobrir parte ou a totalidade da consulta e ainda descontar parte do valor no seu IRS.

2. Cómodo, seguro e sem filas

O serviço de médico ao domicílio permite-lhe ser assistido no conforto da sua casa. Ainda que possa ter de esperar que o médico chegue, irá fazê-lo no seu lar, sem estar exposto ao desconforto de um hospital e a riscos adicionais. No caso de doentes mais fracos e vulneráveis isto pode ser um fator decisivo, dado que importa proteger ao máximo o paciente. No caso de ser uma consulta por agendamento, o facto de poder escolher o dia e a hora faz com que consiga ajustar a consulta à sua dinâmica diária.


Quer sentir-se melhor sem sair de casa? Fale conosco através do +351911744909 ou reserve usando o link abaixo.


3. Menor risco de contaminação

A pandemia Covid-19 trouxe preocupações adicionais às clínicas e hospitais no sentido de protegerem os seus utentes de possíveis infeções, nomeadamente através do uso de máscara e desinfeção regular das mãos e dos equipamentos. Tal permitiu também evitar a transmissão de outros tipos de vírus. Ainda assim, na ida a um hospital, o contacto com outras pessoas é inevitável, principalmente nas salas de espera. Por esse motivo, os serviços médicos ao domicílio são uma opção mais segura.


4. Atendimento mais personalizado e com uma maior proximidade

O facto de o médico atender o paciente na sua própria casa permite-lhe ter uma compreensão mais completa e exata da situação, nomeadamente através da avaliação no contexto do utente. Tal irá permitir ter um conhecimento da realidade biopsicossocial do mesmo, seja do ambiente em que vive, com quem vive, das condições da habitação, entre muitos outros fatores. Ao mesmo tempo, o médico poderá contactar com os familiares do utente, o que irá facilitar no esclarecimento de possíveis dúvidas, dicas na toma de medicamentos e deixar toda a família mais informada, entre outras necessidades.


5. Adequado a todos os utentes, principalmente os mais vulneráveis </