top of page

Introdução alimentar convencional VS Baby Lead Weaning

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Entre os 4 e os 6 meses de idade, começam a ser introduzidos os alimentos na vida diária do bebé. É recomendado iniciar aos 4 meses para as crianças que se encontram a fazer leite adaptado e aos 6 meses nas crianças alimentadas por leite materno. Nesta fase, muitas vezes os pais têm várias questões e, perante este novo desafio, nem sempre sabem como iniciar a introdução alimentar.


Neste artigo vamos falar de duas formas de realizar esta fase da vida do bebé: de forma mais convencional ou pelo baby lead weaning.


Existem três métodos principais de introdução da alimentação complementar: o método convecional, baby led weaning ou a introdução mista. Apesar da crescente popularidade nos últimos anos do BLW e da forte adesão a este método por parte dos pais, ainda não existe evidência científica que defenda oficialmente qual o método mais apropriado para a introdução dos alimentos. A escolha de como iniciar e realizar este processo depende única e exclusivamente da decisão parental e do que consideram mais apropriado, confortável e o que os deixa mais confiantes. Importa também que a escolha seja a mais adequada para integrar a rotina da família.

Parece, no entanto, haver uma preocupação comum que é a introdução de texturas macias como purés, em vez de sopas e caldos bastante líquidos.

Deste modo, independentemente de qual a escolha de método de introdução alimentar, é importante considerar que é essencial dar textura à comida oferecida ao bebé, de modo a que seja incentivada a mastigação e autonomia o ato da refeição.

Outro ponto em comum entre os vários métodos de introdução alimentar é que é fundamental aproveitar a janela crítica da mastigação que vai até aos 9 meses de idade, altura em que se devem dar diferentes alimentos e diferentes texturas para treinar o ato de mastigar e oferecer diferentes sabores.


Neste artigo vamos falar de alguns aspetos positivos e negativos, tanto do método mais convencional como do BLW.