top of page

O essencial e necessário para uma vida saudável


O que posso fazer para me prevenir: O essencial

Já vimos a importância da prevenção na saúde. Agora vamos perceber o que podemos fazer em concreto para cuidarmos de nós. Existem vários comportamentos que devemos e podemos adotar desde cedo para nos mantermos sãos e saudáveis.

Comecemos pelos básicos:

Vacinas

O primeiro passo na prevenção. As vacinas são uma das maiores vitórias da medicina no mundo, prevenindo e evitando mais doenças do qualquer outro tratamento médico.

As vacinas permitem erradicar doenças por completo e por isso são uma parte extremamente importante da segurança e saúde da civilização. É importante garantir que tem todas as vacinas em dia!

Especialmente para os idosos, é importante tomar todos os anos a vacina da gripe. O vírus da gripe evolui todos os anos e a toma da vacina melhorada ajuda a prevenir casos graves.

Exames anuais

Fazer o check-up geral anual é essencial para qualquer pessoa, independentemente da idade ou histórico de saúde. O médico irá analisar diversos pontos gerais da sua saúde como pressão arterial, frequência cardíaca, altura, peso, colesterol, níveis de glicose, etc. O acompanhamento da evolução destes indicadores é muito importante, porque qualquer alteração significativa pode alertar o médico para o diagnóstico precoce de uma doença. Qualquer doença é muito mais fácil de tratar, quando diagnosticada mais cedo.

As mulheres em especial devem ainda fazer um exame anual adicional com seu ginecologista, que fará um teste de Papanicolaou e um exame de mama para detetar quaisquer problemas de saúde.

Exames periódicos

Existem vários exames que devem ser feitos em períodos específicos da nossa vida, dependendo do nosso sexo, idade e histórico de saúde. Durante os exames anuais, o seu médico deve aconselhar os exames extra que devem ser feitos dado que conhece a sua história clínica. Ainda assim, lembre-se de perguntar. Estar informado também faz bem à saúde e pode aconselhar alguém que precise.

Alguns dos exames são: Diabetes, Cancro cervical, Cancro da mama, Cancro da próstata, Colesterol, Osteoporose, entre outros.

Check-up Psicológico

Quando as pessoas pensam em cuidados de saúde, muitas vezes a saúde mental é uma reflexão tardia. Mas, infelizmente, a depressão, a ansiedade e outros problemas de saúde mental podem levar a problemas psicológicos que causam disfuncionalidades, problemas de produtividade, profissionais, relacionais, financeiros e em casos extremos ao suicídio.

Problemas de saúde mental podem também levar ao transtorno e abuso de substâncias aditivas, pode afetar negativamente os nossos níveis de atividade e produtividade, hábitos alimentares, níveis de stress, o que leva a uma ampla gama de outras complicações de saúde, profissionais e financeiras.

Consultar um psicólogo e/ou um psiquiatra é muitas vezes visto como algo que se deve fazer quand