O que é a Síndrome Pós-Covid-19?



Mais de um ano depois de ter sido anunciada a pandemia mundial da Covid-19, ainda são muitas as dúvidas e questões por responder sobre esta doença.

Sabe-se que é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, e que dá origem de um quadro de sintomas muito variado: parte da população fica assintomática, outra parte apresenta sintomas leves e outra desenvolve sintomatologia grave, com necessidade de cuidados especializados e internamento em cuidados intensivos.

Ao longo dos últimos meses, a comunidade médica e científica tem oberservado e documentado que os efeitos da Covid-19 podem persistir o tempo de presença do vírus no organismo, ou seja, mesmo após um teste negativo, tendo-se verificado que cerca de 10 – 30% dos doentes permanecia com sintomas após ter sido dada “alta médica”, podendo em alguns casos demorar até 12 semanas a voltar ao estado “normal”.

Esta persistência de sintomas tem sido chamada de Síndrome Pós-Covid-19. Mas o que é esta síndrome? E quais os sintomas associados e a que devemos estar em alerta? A Ferreira da Cunha Saúde ajuda-o a responder a estas questões.

Quais os sintomas e complicações associadas à Síndrome Pós-Covid-19?

Os sintomas associados a esta Síndrome são muito variados, podendo atingir vários órgãos, dos quais se tem reconhecido como os mais afetados o coração, os pulmões, músculos, sistema nervoso central, pele ou aparelho gastrointestinal.

  • Generalizados: fadiga, cansaço, febre, dor;

  • Respiratórios: dificuldade respiratória, tosse;

  • Cardiovasculares: dor / aperto / pressão no peito, palpitações; enfarte aguda do miocárdio; miocardite

  • Neurológicos: diminuição da capacidade de concentração, problemas de memória, dores de cabeça, tonturas, distúrbios do sono, dor e formigueiros, perda de olfato / paladar; acidentes vasculares cerebrais,

  • Gastrointestinais: dor abdominal, náuseas, vómitos, diarreia, perda de apetite;

  • Musculoesqueléticos: dor articular, dor muscular;

  • Psicológicos / Psiquiátricos: sintomas de depressão ou ansiedade; perturbações de stress pós-traumático;

  • Garganta, nariz, ouvidos: zumbidos, dor de ouvidos, dor de garganta, corrimento nasal, vertigens

  • Dermatológicos: erupções cutâneas

Então se tiver um destes sintomas ou condições clínicas, significa que estou com o Síndrome Pós-Covid-19?

A recuperação da doença da Covid-19 é bastante variável de doente para doente, não estando sempre relacionada com a gravidade da infeção aguda pelo vírus.

Por este motivo, é importante mesmo após ter sido dada alta médica ou ter testado negativo para a Covid-19, fazer a uma vigilância ativa dos sintomas e sinais de alerta para possíveis sequelas deixadas pela infeção pelo coronavírus.

Como é que o vamos ajudar?

Com o objetivo de responder e ajudar a prevenir as possíveis sequelas deixadas pela Covid-19, a Ferreira da Cunha Saúde criou o serviço Check-up Pós-Covid-19.

O que é o Check-up Pós-Covid-19?

O nosso check-up Pós-Covid-19 consiste numa avaliação personalizada dos doentes que foram infetados pelo coronavírus, tendo por base o historial clínico completo dos doentes.

No que consiste?

O nosso check-up inicia-se com uma avaliação presencial clínica feita por um Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) ou de Clínica Geral, no caso de adultos, ou com o Médico Pediatra, caso se trate de uma criança.

Nesta consulta, é feita uma avaliação completa do historial clínico do doente (história da suspeita ou confirmação de Covid-19 aguda, gravidade dos sintomas, características e evolução dos sintomas), a avaliação de fatores de risco (comorbilidades) e ainda uma avaliação do estado físico e psicológico do doente.

Após esta consulta, o médico irá efetuar a prescrição de análises e exames complementares que considere pertinentes para a avaliação completa do doente (análises clínicas, raio-x toráx, ECG simples e espirometria), podendo, ainda, ser prescrito um teste serológico de forma a avaliar a imunidade do doente à doença.

Quando receber os resultados dos exames realizados, é feita a avaliação dos mesmo e orientação clínica dos próximos passos.

Por fim, o médico poderá fazer a indicação da necessidade para realização de interconsultas, como psicologia, cardiologia, fisioterapia respiratória, entre outras que possa considerar pertinentes e/ou necessárias.

Quem deve realizar este check-up e quando?

Este check-up é indicado para todos os utentes que já tiveram Covid-19 ou que suspeitem ter sido infetados, ou seja, quem apresenta sintomas persistentes leves e /ou até assintomáticos. Os principais sintomas a ter em conta são: Hipertensão Arterial (HTA) mal controlada, diabetes descontrolada, cansaço em repouso e/ou a realizar tarefas do dia-a-dia, mal-estar generalizado, diminuição da capacidade respiratória, ansiedade, depressão, entre outros.

Aconselhamos a realizar uma consulta de avaliação no mínimo 20 dias após a alta médica / recuperação.

Qual a importância de fazer uma avaliação Pós-Covid-19?

Como ainda se sabe muito pouco sobre as consequências e sequelas a longo prazo da Covid-19, uma avaliação e acompanhamento desta doença, evitando uma investigação exagerada desnecessária, proporcionando uma vigilância contínua e prolongada no tempo, centrada na pessoa, na doença e no seu impacto na vida dos doentes, é fundamental para a segurança da manutenção do estado de saúde físico e psicológico, podendo ajudar a controlar e a diminuir o estado de ansiedade e segurança.

Este serviço possibilita, ainda, a oportunidade de uma referenciação adequada e célere a outra especialidade em caso de suspeita de doença grave ou necessidade de abordagem multidisciplinar e/ou de reabilitação (por exemplo: fisioterapia respiratória).

Quer agendar o seu check-up pós-Covid-19? Pode ir à nossa página de marcações online, ligar para o +351 911 744 909 ou clicando aqui!

Conte sempre com os profissionais da Ferreira da Cunha Saúde para cuidar de si, onde e quando precisa.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo