Porque é que transpiramos?



A transpiração é uma maneira do nosso corpo controlar a temperatura, mas nesta regulação perdemos apenas água e minerais.

Há quem pense que é possível diminuir o peso de uma forma sustentada transpirando muito. Será que é verdade?

Transpiramos para controlar a temperatura

Ao transpirar, os animais libertam suor para a pele, que tem uma grande quantidade de água, e esta evapora. No processo de evaporação, a pele perde calor, arrefece e ajuda a evitar a subida da temperatura corporal.

O que é o suor

O suor é constituído principalmente por água e por pequenas quantidades de minerais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, entre outros. Durante a prática de exercício intenso pode perder-se entre dois e quatro litros de água numa hora. Essa perda pode representar cerca de dois por cento do peso corporal. A questão é se esta perda é verdadeira ou apenas temporária.

A diminuição do peso

O nosso peso está distribuído pelos ossos, órgãos, músculos e pelo tecido adiposo. O tecido adiposo é um órgão com localização variada, onde se armazena a energia que não é gasta ao longo do dia. Cada tecido tem uma densidade e um conteúdo de água diferente. Os nutricionistas e personal trainers avaliam a composição corporal, utilizando instrumentos especiais que medem a percentagem de massa gorda e de massa magra, baseada na densidade dos tecidos e no seu conteúdo em água.

O peso excessivo e a obesidade estão associados à acumulação de gordura no tecido adiposo. A diminuição dos níveis de gordura é feita através da manutenção de um défice calórico, ou seja, gastar mais calorias do que as que são consumidas.

Quando suamos o que perdemos é apenas a água e os minerais que estão neste tecido e não a gordura. Esta perda de líquidos deve ser reposta para manter um bom nível de hidratação (essencial para a perda de peso). O que significa que a perda de peso através da transpiração é apenas temporária.

Uma perda de peso saudável de ser feita através da redução do consumo calórico e aumento da prática de exercício físico. Dessa forma são utilizadas as reservas lipídicas existentes no tecido adiposo.

Se procura emagrecer, é mais fácil obter resultados com a ajuda de profissionais especializados que lhe podem indicar o regime alimentar e o treino correto para si. Não se deixe frustrar pela falta de resultados, peça ajuda profissional e veja a diferença.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo