top of page

Resolução de ano novo: 10 easy steps para adquirir hábitos de vida saudáveis



A adoção de um estilo de vida saudável pode ter numerosos benefícios tanto para o bem-estar físico como mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as principais causas de morte e incapacidade a nível mundial são em grande parte evitáveis através de mudanças no estilo de vida, tais como comer uma dieta saudável, ser fisicamente ativo, e evitar o consumo de tabaco e álcool.


Neste artigo, iremos delinear 10 “easy steps” que pode percorrer para se tornar mais saudável e melhorar o seu bem-estar geral. Esta poderá ser uma importante resolução de ano novo, e a FCSaúde quer ajudar nesse processo.


1. Comer uma dieta variada e equilibrada é crucial para manter uma boa saúde. Uma dieta saudável deve incluir uma variedade de frutas, vegetais, hidratos, leguminosas e fontes de proteínas como carne magra, aves, peixe, feijão e tofu. Estes alimentos fornecem nutrientes essenciais que são necessários ao bom funcionamento do corpo, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. Limitar a ingestão de alimentos processados e açucarados, bem como de gorduras saturadas, pode também ajudar a melhorar a sua saúde global.


Se tem a possibilidade financeira e considera que alterar os seus hábitos alimentares de forma autónoma pode ser um entrave, aconselhamos vivamente a recorrer a um especialista que o possa aconselhar e ajudar no processo. É natural que nem sempre de forma autónoma se consiga fazer as mudanças de hábitos alimentares de forma efetiva e sem retirar componentes nutritivas importantes para o organismo.


2. Manter-se hidratado é importante para manter o bom funcionamento do corpo. A água constitui uma grande porção do corpo e é necessária para uma variedade de processos fisiológicos. Os adultos devem procurar beber pelo menos 8 copos de água por dia, ou mais, se estiverem fisicamente ativos ou viverem num clima quente.


Algumas dicas para melhorar o aporte hídrico diário:

· beber um copo de água sempre antes de dormir e ao deitar;

· comprar uma garrafa reutilizável e colocar sempre com os seus pertences;

· colocar um alarme ao longo do dia para relembrar que tem de beber um copo de água;

· colocar sabores do seu agrado na sua água se for da sua preferência de forma a incentivar o seu consumo;


3. Dormir o suficiente é essencial tanto para o bem-estar físico como mental. A higiene do sono é facilmente negligenciada, porém é de extrema importância que as horas de sono com qualidade, sejam garantidas diariamente. Os adultos devem ter como objetivo 7-9 horas de sono por noite para assegurar o seu bom funcionamento. O estabelecimento de uma rotina de sono consistente, tal como ir para a cama e acordar ao mesmo tempo todos os dias, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono.


Deixamos algumas dicas para melhorar a rotina do sono:

· Desprover-se de equipamentos eletrónicos que possam estimular o sono;

· Infusões naturais que possam tranquilizar antes de ir dormir;

· Colocar aroma de lavanda na almofada;

· Manter um horário de sono específico, se possível;

· Evitar refeições perto da hora do sono.


4. A atividade física regular é importante para manter uma boa saúde e prevenir doenças crónicas como a obesidade, doenças cardíacas e a diabetes. A Organização Mundial de Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de exercício de intensidade moderada ou 75 minutos de exercício de intensidade vigorosa por semana, ou uma combinação dos dois. Isto pode incluir atividades tais como caminhadas rápidas, corrida, ciclismo, natação, ou participação num desporto de equipa.


5. O stress crónico pode ter efeitos negativos tanto na saúde física como mental. O envolvimento em atividades tais como meditação, yoga, ou respiração profunda pode ajudar a reduzir o stress e melhorar o bem-estar geral.


6. É importante recorrer ao seu prestador de cuidados de saúde regularmente para realizar check-ups e rastreios, para ajudar a identificar e abordar quaisquer potenciais problemas de saúde precocemente. Isto pode incluir controlo de parâmetros vitais, análises clínicas regulares, rastreios específicos de cancro, entre outros exames.


7. Participar em atividades comunitárias e socializar com amigos e familiares pode ajudar a melhorar a saúde mental e o bem-estar geral. Isto pode incluir a entrada num clube, fazer voluntariado ou simplesmente passar tempo com a família e amigos.


8. Lavagem adequada das mãos e manutenção de uma boa higiene pessoal podem ajudar a prevenir a propagação de doenças e a mantê-lo saudável. Isto inclui lavar as mãos frequentemente, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e evitar o contacto próximo com pessoas que estão doentes.


9. O consumo excessivo de álcool e de hábitos tabágicos podem ter impactos negativos na saúde. Se optar por beber álcool, faça-o com moderação, e considere deixar de fumar ou usar produtos do tabaco para melhorar a sua saúde em geral.


10. A vitamina D é importante para a saúde osteoarticular e pode também desempenhar um papel no funcionamento do sistema imunitário. Algumas fontes de vitamina D incluem a luz solar, peixe gordo e alimentos fortificados como leite e cereais. Se não estiver a obter vitamina D suficiente destas fontes, pode querer considerar a possibilidade de tomar um suplemento de vitamina D.



Ao seguir estes 10 passos relativamente fáceis e tangíveis, pode estar no controlo da sua saúde e melhorar o seu bem-estar geral.


Cuide de si.


#2023resolution



Artigo escrito por Enfª Inês Félix


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page