top of page

Resolução de ano novo: 10 easy steps para adquirir hábitos de vida saudáveis



A adoção de um estilo de vida saudável pode ter numerosos benefícios tanto para o bem-estar físico como mental. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as principais causas de morte e incapacidade a nível mundial são em grande parte evitáveis através de mudanças no estilo de vida, tais como comer uma dieta saudável, ser fisicamente ativo, e evitar o consumo de tabaco e álcool.


Neste artigo, iremos delinear 10 “easy steps” que pode percorrer para se tornar mais saudável e melhorar o seu bem-estar geral. Esta poderá ser uma importante resolução de ano novo, e a FCSaúde quer ajudar nesse processo.


1. Comer uma dieta variada e equilibrada é crucial para manter uma boa saúde. Uma dieta saudável deve incluir uma variedade de frutas, vegetais, hidratos, leguminosas e fontes de proteínas como carne magra, aves, peixe, feijão e tofu. Estes alimentos fornecem nutrientes essenciais que são necessários ao bom funcionamento do corpo, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes. Limitar a ingestão de alimentos processados e açucarados, bem como de gorduras saturadas, pode também ajudar a melhorar a sua saúde global.


Se tem a possibilidade financeira e considera que alterar os seus hábitos alimentares de forma autónoma pode ser um entrave, aconselhamos vivamente a recorrer a um especialista que o possa aconselhar e ajudar no processo. É natural que nem sempre de forma autónoma se consiga fazer as mudanças de hábitos alimentares de forma efetiva e sem retirar componentes nutritivas importantes para o organismo.


2. Manter-se hidratado é importante para manter o bom funcionamento do corpo. A água constitui uma grande porção do corpo e é necessária para uma variedade de processos fisiológicos. Os adultos devem procurar beber pelo menos 8 copos de água por dia, ou mais, se estiverem fisicamente ativos ou viverem num clima quente.


Algumas dicas para melhorar o aporte hídrico diário:

· beber um copo de água sempre antes de dormir e ao deitar;

· comprar uma garrafa reutilizável e colocar sempre com os seus pertences;

· colocar um alarme ao longo do dia para relembrar que tem de beber um copo de água;