top of page

6 vantagens do Médico ao Domicílio

Atualizado: 5 de jul. de 2022


É certo que quando um membro da família adoece a primeira reação é dirigirmo-nos para um hospital, mas será que todas as situações compensam a deslocação, os tempos de espera e o desconforto de uma sala de hospital? Não seria muito mais cómodo poder recorrer à assistência de um profissional de saúde no conforto do seu lar? É isso que este artigo lhe irá mostrar – as principais vantagens de recorrer a um médico ao domicílio, mesmo em situações de urgência.


1. Menos tempo e dinheiro em deslocações

Ainda que o serviço em si possa ser mais caro do que recorrer a um médico no hospital público, o facto de não ter de se deslocar a nenhum sítio ajuda a poupar dinheiro em combustível e parques de estacionamento, bem como a poupar o seu recurso mais valioso, o tempo! Além disso pode sempre usar o seu seguro para cobrir parte ou a totalidade da consulta e ainda descontar parte do valor no seu IRS.

2. Cómodo, seguro e sem filas

O serviço de médico ao domicílio permite-lhe ser assistido no conforto da sua casa. Ainda que possa ter de esperar que o médico chegue, irá fazê-lo no seu lar, sem estar exposto ao desconforto de um hospital e a riscos adicionais. No caso de doentes mais fracos e vulneráveis isto pode ser um fator decisivo, dado que importa proteger ao máximo o paciente. No caso de ser uma consulta por agendamento, o facto de poder escolher o dia e a hora faz com que consiga ajustar a consulta à sua dinâmica diária.


Quer sentir-se melhor sem sair de casa? Fale conosco através do +351911744909 ou reserve usando o link abaixo.


3. Menor risco de contaminação

A pandemia Covid-19 trouxe preocupações adicionais às clínicas e hospitais no sentido de protegerem os seus utentes de possíveis infeções, nomeadamente através do uso de máscara e desinfeção regular das mãos e dos equipamentos. Tal permitiu também evitar a transmissão de outros tipos de vírus. Ainda assim, na ida a um hospital, o contacto com outras pessoas é inevitável, principalmente nas salas de espera. Por esse motivo, os serviços médicos ao domicílio são uma opção mais segura.


4. Atendimento mais personalizado e com uma maior proximidade

O facto de o médico atender o paciente na sua própria casa permite-lhe ter uma compreensão mais completa e exata da situação, nomeadamente através da avaliação no contexto do utente. Tal irá permitir ter um conhecimento da realidade biopsicossocial do mesmo, seja do ambiente em que vive, com quem vive, das condições da habitação, entre muitos outros fatores. Ao mesmo tempo, o médico poderá contactar com os familiares do utente, o que irá facilitar no esclarecimento de possíveis dúvidas, dicas na toma de medicamentos e deixar toda a família mais informada, entre outras necessidades.


5. Adequado a todos os utentes, principalmente os mais vulneráveis

Ainda que o serviço de médico ao domicílio seja útil para todas as pessoas, pode ser especialmente benéfico para pacientes mais vulneráveis como crianças, que estão doentes com alguma regularidade e são facilmente contagiadas; pessoas com pouca flexibilidade de horários que terão dificuldade em ficar várias horas à espera num hospital; indivíduos com mobilidade reduzida, que muitas vezes têm dificuldade em sair de sua casa e deslocarem-se a locais com muita afluência; não residentes que, estando de passagem pelo país ou cidade, querem desperdiçar o menor tempo possível e têm pouco conhecimento sobre os sítios onde se podem deslocar.


6. Adequado às mais diversas patologias

O serviço de médico ao domicílio permite dar assistência a qualquer membro da família e pode ser especialmente indicado para doenças e sintomas relacionados com o sistema respiratório (amigdalites, infeções respiratórias, tosse), sistema digestivo (vómitos, náuseas, diarreia, azia), sistema nervoso (tonturas, insónias, vertigens), dermatologia (comichões, infeções cutâneas), psiquiatria (crises de ansiedade, ataques de pânico), entre muitos outros que poderá consultar aqui.


Como é que a FC Saúde pode ajudar?

Na FC Saúde pode contar com uma equipa médica com excelentes capacidades clínicas e humanas, pronta para ajudar com um prazo de resposta inferior a 3h. Poderá ainda contar com um acompanhamento personalizado após a prestação do serviço e uma equipa multidisciplinar especializada que vai ter consigo onde precisar e ajudá-lo(a) a sentir-se melhor. Desde médicos especialistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, osteopatas e muito mais. No caso de precisar de realizar exames ou análises, contamos com parceiros clínicos, preparados para satisfazer as suas necessidades. Se for cliente de uma das nossas seguradoras parceiras, poderá usufruir de preços exclusivos.

Com a Ferreira da Cunha Saúde cuidar de si e da sua família nunca foi tão fácil.




Artigo revisto por: Dr. Miguel FC









Posts recentes

Ver tudo
bottom of page