top of page

Alteração dos Critérios de Vacinação da Vacina da Astrazeneca



No dia 7 de abril, o Comité de Avaliação de Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia do Medicamento (EMA) apresentou o resultado da avaliação dos vários dados de farmacovigilância, concluindo a existência de uma relação causa-efeito entre a administração da Vacina AstraZeneca e a ocorrência de eventos trombóticos (ou seja, tromboses) apesar de muito raros.

Em simultâneo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e outras autoridades de saúde europeias alargaram a administração da vacina da AstraZeneca a pessoas com mais de 60 anos, depois de ter sido comprovada a eficácia neste grupo etário. Mas porque que fizeram a restrição de idade? Será seguro? A que sinais devo estar atento após ser vacinado?

Esclareça toda as suas dúvidas e fique a saber mais sobre a Vacina e como funciona, bem como os sinais e sintomas que deve ter em atenção pós-vacinação.

O que sabemos sobre a vacina?

A vacina Covid-19 AstraZeneca é uma das vacinas autorizadas pela EMA (Agência Europeia do Medicamento) e pela FDA (Estados Unidos) para a prevenção da doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2 ou vírus da Covid-19.

Esta vacina foi desenvolvida em conjunto com a Biofarmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e a Universidade de Oxford. Consiste numa tecnologia já muito estudada para a produção de vacinas, em que se recorre à utilização de um vetor viral, neste caso o adenovírus modificado de chimpanzé, não patogénico no humano. Este vírus, vai servir assim de transporte para o gene que codifica as proteínas S (Spike) do SARS-CoV-2, responsáveis pela infeção das nossas células.

Como funciona a vacina?

Quando administrada, a vacina transporta o gene das proteínas S (Spike). O nosso sistema imunitário vai reconhecer esta proteínas como estranha e produzir anticorpos e ativar células T (glóbulos brancos) para atacá-las, criando uma imunidade humoral e celular poderosa contra o vírus da Covid-19.

Assim, caso o nosso organismo entre em contacto com o vírus da Covid-19, o nosso sistema imunitário é rapidamente capaz de reconhecê-lo e impedir o desenvolvimento da doença.

Quais são as possiveis reações adversas?