Articulações saudáveis, movimentos livres



As articulações são as regiões que conectam os ossos entre si e que tornam o esqueleto funcional e movível. Entre os ossos dos dedos existem as articulações sinoviais, um dos três tipos de articulações que temos, que contêm o líquido sinovial. Esta substância permite que os ossos dos dedos se movam um em relação ao outro sem se tocarem nem haver fricção entre eles. Desta forma, os ossos mantêm a estrutura dos dedos ao mesmo tempo que estão livres para se moverem. Esta é, no fundo, a função do esqueleto, que dá estrutura e mobilidade a todo o corpo, com a ajuda dos músculos, além de proteger órgãos como os pulmões, o coração e o cérebro.

Dicas para articulações saudáveis

1- Realizar 30 a 40 minutos diários de atividade física moderada/vigorosa;

2- Realizar alongamentos estáticos. Estes alongamentos permitem manter a mobilidade articular, porque mantém o musculo flexivel exercendo menos pressão sobre a articulação. Assim as estruturas musculares e as articulações mantêm a sua funcionalidade e amplitude de movimento. (Cada alongamento deve ser realizado entre 10 a 30 segundos combinados com exercício de controlo respiratório e devem ser realizados duas vezes por dia);

3- A hidratação é importante para manter a lubrificação da cartilagem das articulações prevenindo assim patologias como a osteoartrose que provocam a diminuição da amplitude de movimento;

4- Manter um peso adequado para não sobrecarregar as articulações.

5 – Ter uma alimentação saudável rica em magnésio e ômega 3, como por exemplo:

  • Peixes como o salmão e sardinha

  • Frutos secos

  • Vegetais frescos

  • Abacate

  • Azeite Extra Vrigem

  • Gengibre

  • Entre outros

6- Evitar alimentos como:

  • Café: a cafeína presente no café pode aumentar a inflamação e a dor nas articulações em pessoas com artrite, uma alternativa é o café descafeinado.

  • Legumes da família das solanáceas: como o tomate, a beringela ou o pimento, contêm solanina que favorece a inflamação e piora a dor.

  • Açúcar e bebidas açucaradas: o açúcar produz agentes inflamatórios chamados citoquinas, as quais podem desencadear inflamação nas articulações.

  • Carnes vermelhas e processadas: devido ao seu elevado teor de purinas e nitritos podem agravar a dor nas articulações.

  • Farinhas refinadas: o seu alto índice glicémico empiora a inflamação. Além disso, alguns estudos revelam que o trigo pode favorecer o desenvolvimento de doenças autoimunes.

Cuidar de lesões articulares

Se tem uma dor forte ou persistente deve sempre começar por consultar um profissional, como um médico ou um fisioterapeuta.

Ainda assim, de modo a poder controlar melhor a dor e a inflamação na articulação afetada, existem ainda alguns comportamentos que podem ser bastante úteis:

1- Tomar um duche quente.

2- Praticar técnicas de relaxamento, preferencialmente com orientação adequada.

3- Aplicar gelo na zona dorida.

4- Praticar desportos que permitam uma movimentação regular e moderada das articulações, nomeadamente a natação.

6- Ter um maior cuidado com o desempenho de atividades domésticas e recreativas, nomeadamente, procurando manter a coluna sempre direita.

7- Ter uma alimentação equilibrada e, se necessário, recorrer à toma de suplementos alimentares.

8- Investir num colchão e almofadas ortopédicas. Existem muitas lesões causadas por má postura durante várias horas, o seu colchão pode ser a causa de algumas das suas dores.

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