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Articulações saudáveis, movimentos livres



As articulações são as regiões que conectam os ossos entre si e que tornam o esqueleto funcional e movível. Entre os ossos dos dedos existem as articulações sinoviais, um dos três tipos de articulações que temos, que contêm o líquido sinovial. Esta substância permite que os ossos dos dedos se movam um em relação ao outro sem se tocarem nem haver fricção entre eles. Desta forma, os ossos mantêm a estrutura dos dedos ao mesmo tempo que estão livres para se moverem. Esta é, no fundo, a função do esqueleto, que dá estrutura e mobilidade a todo o corpo, com a ajuda dos músculos, além de proteger órgãos como os pulmões, o coração e o cérebro.

Dicas para articulações saudáveis

1- Realizar 30 a 40 minutos diários de atividade física moderada/vigorosa;

2- Realizar alongamentos estáticos. Estes alongamentos permitem manter a mobilidade articular, porque mantém o musculo flexivel exercendo menos pressão sobre a articulação. Assim as estruturas musculares e as articulações mantêm a sua funcionalidade e amplitude de movimento. (Cada alongamento deve ser realizado entre 10 a 30 segundos combinados com exercício de controlo respiratório e devem ser realizados duas vezes por dia);

3- A hidratação é importante para manter a lubrificação da cartilagem das articulações prevenindo assim patologias como a osteoartrose que provocam a diminuição da amplitude de movimento;

4- Manter um peso adequado para não sobrecarregar as articulações.

5 – Ter uma alimentação saudável rica em magnésio e ômega 3, como por exemplo:

  • Peixes como o salmão e sardinha

  • Frutos secos

  • Vegetais frescos