Como a Osteopatia pode ajudar a tratar a depressão



Osteopatia e Depressão


O artigo que se segue, irá abordar em como a Osteopatia pode ajudar a melhorar os sintomas e causas da depressão. Através da utilização de técnicas osteopáticas que ajudam a tratar as causas e os sintomas que se possam manifestar no momento da consulta e posteriormente à mesma.


O que é a Depressão?

A Depressão é um transtorno emocional/psicológico que se caracteriza por sentimentos de angústia e tristeza profunda. A tristeza é um sentimento que é comum em todos nós ao longo da nossa vida mas no caso de uma depressão, a nossa paz interior é muito afetada e perdemos a vontade em fazer a nossa vida como normalmente fazíamos.

Normalmente, manifesta-se através de:

• Tristeza; • Cansaço; • Desmotivação (a todos os níveis: social, pessoal e profissional); • Sentimento de culpa; • Sentimento de inutilidade; • Aumento ou diminuição de peso; • Diminuição do desejo sexual; • Irritabilidade; • Alteração do sono; • Sensação de apatia; • Sentimento/pensamento de pôr término á vida.


Causas da Depressão

A Depressão pode ter como causas, situações ou acontecimentos que ocorreram no nosso passado que nos marcaram de forma muito negativa, tais como situações de bullying na escola, relacionamentos complicados, divórcios, traumas, violência (verbal e física) ou ambições profissionais que acabaram por não concretizar-se.


Tratamento Convencional

Normalmente, os sintomas da depressão são tratados através do recurso a fármacos antidepressivos (em casos de depressão mais prolongada) ou através de sessões de psicoterapia (nos casos de depressão leve e através de várias sessões). O importante é acima de tudo, identificar as causas que levam a manifestação da depressão e a partir desse momento, conseguir-se-á atenuar o aparecimento dos mesmos.


Tratamento Osteopático

Os pacientes com sintomas de depressão tendem a ter uma postura mais curvada, provocando por consequência, o aumento da cifose dorsal e a rotação interna dos ombros, levando a variadas alterações a nível músculo-esquelético que posteriormente podem desencadear alterações do sistema visceral e craniano.

Como a Osteopatia é uma terapia que não atua somente nos sintomas apresentados pelo paciente na sessão, mas sim nas causas primárias, logo irá actuar em todas estas disfunções existentes no organismo do paciente, sendo elas no sistema músculo-esquelético, visceral ou craniano e desta forma permite uma melhor função global do corpo do paciente, promovendo a melhoria dos sintomas e consequentemente da qualidade de vida. Quando se sente melhor fisicamente, ajuda a sentir-se melhor psicologicamente.

Se pretender marcar a sua sessão de osteopatia ao domicílio pode fazê-lo clicando aqui.

Artigo de Opinião

Escrito por Osteopata João Pinto

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo