
A Osteopatia tem resultados comprovados na melhoria e resolução deste problema que é muito comum, sendo que o objetivo de tratamento através de técnicas específicas é aliviar a tensão muscular existente na região bem como a manipulação direta sobre a cervical. Descubra o que são e como evitar torcicolos.
O que é o torcicolo?
O torcicolo é a contração brusca de alguns dos músculos do pescoço, que torna doloroso e insuportável qualquer movimento de rotação ou inclinação da cabeça. Esta dor prolonga-se muitas vezes para a parte superior dos ombros e/ou ainda ao longo da coluna vertebral.
Os sintomas do torcicolo são:
dor de início súbito,
rigidez,
espasmos,
cãibras,
dores difusas para os ombros e coluna bem como limitação nos movimentos do pescoço.
A dor crónica desenvolve-se a partir de várias crises agudas que não foram tratadas atempadamente.
Causas do torcicolo
Acessos de dor aguda e rápida no pescoço é geralmente, proveniente de exposições ao vento e ao frio, correntes de ar ou distensões musculares.
Mudanças bruscas de temperatura, má postura, desvios da coluna, doenças musculares, excesso de atividade muscular, movimentos bruscos constituem também causas da ocorrência do torcicolo.
Estar muito tempo ao computador ou escrever durante muito tempo seguido favorecerá a ocorrência de torcicolo e especialmente dor na parte superior dos ombros.
Outra causa é o facto de o torcicolo ter origem em emoções reprimidas e que nos provocam danos a nível psicológico bem como situações de “stress” constante.
Formas de prevenção para evitar torcicolos
Evitar a exposição prolongada a fatores externos tais como: vento, frio e humidade;
Agasalhar-se devidamente sempre que se exponha a vento ou frio;
Evitar as diferenças bruscas de temperatura.
Se tiver que passar muito tempo em frente ao computador, faça pausas regulares e