Como funciona uma aula de Yoga?

Atualizado: 11 de mai.



Yoga significa união. É um termo de origem sânscrita, uma língua ancestral do Nepal e da India, sendo uma das seis principais escolas ortodoxas filosóficas Hindus. Existem diversos ramos ou caminhos no yoga considerados para o desenvolvimento pessoal e espiritual, como o Raja Yoga, Inana Yoga, Mantra Yoga e HathaYoga entre outros. Apesar do foco divergir em cada um deles, eles complementam-se e estão interligados.

O Yoga através da combinação dos seus diversos ramos adapta-se a cada pessoa, onde o objetivo final é a através de uma prática física, mental, psíquica e espiritual, atingir um estado maior de equilíbrio, felicidade, e bem-estar.

O yoga é uma prática cada vez mais comum pela combinação de desenvolvimento físico e mental que incorpora.

A prática baseia-se em:

  • Relaxamento,

  • Meditação,

  • Flexibilidade,

  • Exercícios posturais

  • Fôlego e respiração.

O que se aprende numa aula de yoga?

Caso sinta que tem uma condição clínica mais frágil, deve ir ao médico antes. A prática de Yoga é muito saudável, mas deve existir uma supervisão clínica da sua saúde antes de iniciar uma actividade física.

Existem vários tipos de aulas de Yoga, individuais e em grupo, presenciais ou online. Cada uma tem as suas vantagens, em geral temos:

1. Todas as aulas pretendem criar uma maior conexão com o seu corpo e mente, para atingir um maior bem-estar físico e mental

O Yoga através da combinação dos seus diversos ramos adapta-se a cada pessoa, onde o objetivo final é a através de uma prática física, mental, psíquica e espiritual, atingir um estado maior de equilíbrio, felicidade e bem-estar. Através do acompanhamento de profissionais especializados, potencie uma maior conexão entre corpo e mente, fortalecendo o seu autoconhecimento e bem-estar.

2. As aulas são guiadas e o professor irá orientar a sua evolução com uma adaptação de cada aula à sua condição física, estado emocional e evolução técnica

Na primeira aula é feita uma avaliação para definir os objetivos, traçar um plano personalizado e tomar consciência de possíveis lesões físicas, mentais ou emocionais relevantes para a prática. Nas aulas de Yoga estimulamos corpo e mente recorrendo a técnicas de respiração, posturas e movimentos, expressão e sentidos, influenciando o seu estado de espírito e bem-estar.

As aulas vão sendo adaptadas consoante a evolução de cada um, para existir um melhoramento e desafio constante.

Procura-se que através de uma combinação dos elementos em foco, exista um fortalecimento, purificação e equilíbrio da nossa fisiologia influenciando por exemplo, os sistemas endócrino, nervoso e circulatório. As aulas de Yoga não requerem muito espaço, pelo que podem ser feitas em casa ou ar livre.




3. Devo fazer aulas sozinho ou em grupo?

As aulas individuais têm a grande vantagem de ter o profissional 100% dedicado a si, permitindo-lhe ter uma evolução muito mais rápida. Aconselhamos que comece por ter aulas individuais para poder tirar as suas dúvidas, corrigir os erros mais comuns iniciais e ter uma prática ainda mais segura. As aulas individuais são também importantes para evoluir a sua técnica e “subir o nível”.

As aulas de grupo são uma excelente opção para uma prática mais regular, sem falar do benefício económico, as aulas de grupo ajudam também a juntar pessoas que têm, geralmente, objetivos comuns consigo. Isto leva a criar laços mais fortes, a desenvolver o seu conhecimento do Yoga por falar com pessoas diferentes sobre a temática, a conhecer novos estilos e a socialização é uma parte muito importante para o relaxamento da mente e felicidade de cada um de nós.

No final do dia, como em praticamente tudo na vida, o melhor é ter moderação. Uma combinação das duas vertentes em grupo e individual será provavelmente a melhor maneira de ter o melhor dos dois mundos.

4. Qual a vantagem das aulas Online?

A maior vantagem das aulas online é a facilidade e o preço. O nosso conselho é que comece sempre com aulas presenciais para que o professor possa avaliar a sua condição física e mental mais profundamente e para que possa corrigir mais facilmente as posições e técnicas.

A prática online torna-se mais segura, fácil e completa quando a faz com professores que já o(a) conhecem e conseguem mais facilmente guiar a aula através de videochamada.

Se tiver mais dúvidas entre em contacto connosco e nós podemos ajudar.

Marque a sua aula em casa ligando para o 911 744 909 ou através do nosso site.

Fontes:

https://yogaknowledge.net/

https://yogaknowledge.net/p/theory-of-yoga

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo