top of page

Como funciona uma aula de Yoga?

Atualizado: 11 de mai. de 2022



Yoga significa união. É um termo de origem sânscrita, uma língua ancestral do Nepal e da India, sendo uma das seis principais escolas ortodoxas filosóficas Hindus. Existem diversos ramos ou caminhos no yoga considerados para o desenvolvimento pessoal e espiritual, como o Raja Yoga, Inana Yoga, Mantra Yoga e HathaYoga entre outros. Apesar do foco divergir em cada um deles, eles complementam-se e estão interligados.

O Yoga através da combinação dos seus diversos ramos adapta-se a cada pessoa, onde o objetivo final é a através de uma prática física, mental, psíquica e espiritual, atingir um estado maior de equilíbrio, felicidade, e bem-estar.

O yoga é uma prática cada vez mais comum pela combinação de desenvolvimento físico e mental que incorpora.

A prática baseia-se em:

  • Relaxamento,

  • Meditação,

  • Flexibilidade,

  • Exercícios posturais

  • Fôlego e respiração.

O que se aprende numa aula de yoga?

Caso sinta que tem uma condição clínica mais frágil, deve ir ao médico antes. A prática de Yoga é muito saudável, mas deve existir uma supervisão clínica da sua saúde antes de iniciar uma actividade física.

Existem vários tipos de aulas de Yoga, individuais e em grupo, presenciais ou online. Cada uma tem as suas vantagens, em geral temos:

1. Todas as aulas pretendem criar uma maior conexão com o seu corpo e mente, para atingir um maior bem-estar físico e mental

O Yoga através da combinação dos seus diversos ramos adapta-se a cada pessoa, onde o objetivo final é a através de uma prática física, mental, psíquica e espiritual, atingir um estado maior de equilíbrio, felicidade e bem-estar. Através do acompanhamento de profissionais especializados, potencie uma maior conexão entre corpo e mente, fortalecendo o seu autoconhecimento e bem-estar.

2. As aulas são guiadas e o professor irá orientar a sua evolução com uma adaptação de cada aula à sua condição física, estado emocional e evolução técnica

Na primeira aula é feita uma avaliação para definir os objetivos, traçar um plano personalizado e tomar consciência de possíveis lesões físicas, mentais ou emocionais relevantes para a prática. Nas aulas de Yoga estimulamos corpo e mente recorrendo a técnicas de respiração, posturas e movimentos, expressão e sentidos, influenciando o seu estado de espírito e bem-estar.

As aulas vão sendo adaptadas consoante a evolução de cada um, para existir um melhoramento e desafio constante.