top of page

COVID-19: Quais os testes existentes e quais devo fazer?


COVID-19

Em Março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou como pandemia o surto da doença COVID-19, causada pelo novo coronavirus (SARS-CoV-2). A OMS emitiu recomendações para testar em grande escala a população, como um elemento crítico para combater a doença.

Neste momento estão disponíveis no mercado vários tipos de teste ao Covid-19. No entanto qual é a diferença entre eles? E qual o teste recomendado que cada indivíduo deve realizar? A equipa médica da FC Saúde ajuda a esclarecer as suas questões.

Se pretender falar diretamente com um médico pode agendar a sua consulta clicando aqui ou ligando para o 911 744 909.

Teste PCR

Os testes de PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19, está presente na amostra.

Como é feita a recolha?

A amostra para este teste é um exsudado nasofaríngeo colhido com uma zaragatoa (semelhante a um cotonete comprido).

Para quem é indicado?

Este teste é indicado para pessoas com sintomas ou que tenham estado em contacto com um caso suspeito ou positivo. Mais comentamos que mesmo o indivíduo assintomático se pode apresentar como COVID-19 positivo e ainda existem outros critérios a ter em conta como os grupos de risco, reintegração na empresa ou em espaços públicos que requisitem este tipo de despiste para segurança das interacções. Poderá ser também indicado para indivíduos que regressaram de outro país ou que têm movimentações em meios de transporte aéreos Nacionais e Internacionais.

Quando se deve realizar o teste?

Quando apresenta sintomas, teve contacto com alguém suspeito ou confirmado de estar infetado com COVID-19 ou perante um risco epidemiológico. Pode ainda ser requisitado em caso de ser considerado grupo de risco pela sua profissão ou doença crónicas.

A nossa equipa médica fará a avaliação do seu caso para saber como agir, tirar as dúvidas às suas questões e emitir a prescrição médica se indicado.

O teste deverá ser realizado logo após contacto com um caso suspeito ou positivo.

E se voltou de viagem, quando deve realizar?

A realização dos testes é aconselhada após retorno de uma região infetada e passagens em aeroportos. Na consulta de telemedicina poderá esclarecer com o nosso médico qual o melhor dia para realizar o teste e qual o tempo que deverá permanecer em isolamento.

O que nos mostra o resultado?

O resultado deste teste mostra-nos se se há uma infeção ativa num determinado momento.