top of page

Covid-19: Quais os tipos de Testes que existem e quais devo fazer?



Em março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou como pandemia o surto da doença Covid-19, causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2). Mais de um ano depois, esta pandemia e o comportamento do próprio vírus continuam a desafiar a comunidade científica e as Autoridades de Saúde à escala mundial. No combate à Covid-19, existem dois tipos de testes disponíveis que permitem saber, por um lado, se a pessoa está ou não infetada pelo novo Coronavírus (testes diagnóstico) e se, por outro lado, já possui os anticorpos para a doença (testes serológicos).

Neste artigo, vamos explorar as principais diferenças entre estes dois tipos de testes e quando é que estes devem ou não ser utilizados e por quem.

Se pretender falar diretamente com um médico pode agendar a sua consulta clicando aqui ou ligando para o 911 744 909.

Testes de Diagnóstico da Covid-19

A deteção da presença do vírus Covid-19 no aparelho respiratório é avaliada através da realização de Testes PCR ou através de Teste de Antigénio, que são capazes de confirmar a presença do vírus, ou seja, determinam se a pessoa tem doença Covid-19 ou não. Estes testes são realizados em laboratórios hospitalares capacitados para o efeito ou outros postos de colheita.

Teste PCR

Os testes de PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como Covid-19, está presente na amostra. O resultado deste teste mostra-nos se se há uma infeção ativa num determinado momento.

Como é feito o teste?

Estes testes são feitos por profissionais de saúde que recolhem uma amostra de produto (exsudado) através do nariz (até à nasofaringe), com recurso a uma zaragatoa, (um cotonete grande); esta amostra é posteriormente analisada num laboratório certificado para o efeito. O teste PCR permite que as pessoas possam ter a confirmação se estão ou não infetadas para que possam receber o acompanhamento e tratamento adequado e tomar as medidas necessárias para não infetarem outras pessoas.

Para quem é indicado?

Este teste é indicado para pessoas com sintomas ou que tenham estado em contacto com um caso suspeito ou positivo. Este teste também é indicado para pessoas com sintomas ou que tenham estado em contacto com um caso suspeito ou positivo. Mais comentamos que mesmo o indivíduo assintomático se pode apresentar como Covid-19 positivo e ainda existem outros critérios a ter em conta