top of page

Dicas FCSaúdeAmamentar: Como ajudar o seu bebé a efetuar a pega correta



Fatores de sucesso da amamentação:

  • A mãe deve procurar manter o bebé perto do corpo, especialmente ao início.

  • Dar de mamar sempre que o bebé apresentar sinais precoces de fome e em horário livre.

  • Assegurar uma pega correta.

  • Manter as mamadas da noite.

  • Evitar a utilização de mamilos artificiais, chuchas e biberões, pois o diferente posicionamento da língua pode confundir o bebé, dificultando a amamentação.

  • Ponderar a introdução de substitutos do leite materno, que podem interferir no processo de estabelecer e manter a produção e a quantidade de leite.


Verifique a sua posição para pegar a mama:Independentemente da posição de amamentação escolhida, assegure-se de que a cabeça, o pescoço e a coluna do seu bebé estão alinhados e não torcidos. O queixo deve estar para cima, e não caído para o peito. Certifique-se de que está confortável; pode usar travesseiros ou almofadas para apoiar as costas, os braços ou o bebé.


Encoraje o seu bebé a abrir a boca:Segure o bebé junto a si, com o mamilo ao nível do nariz dele. Toque suavemente com o mamilo no lábio superior para encorajar a abertura da boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será para ele pegar bem a mama.


Traga o seu bebé para a sua mama:Assim que o bebé tiver aberto bem a boca e a língua estiver sobre o lábio inferior, aproxime-o da mama, apontando o mamilo para o topo da boca dele. O queixo do bebé deve ser a primeira coisa a tocar na mama. Algumas mães acham que moldar suavemente a mama ao mesmo tempo que a dão ao bebé para mamar pode ajudar.


Mantenha o seu bebé junto a si quando ele pega a mama:Todas as mulheres têm formas de seios e posições de mamilos diferentes, por isso a forma de pegar a mama pode variar. Sempre que possível, mantenha o seu bebé junto ao corpo, com o queixo em contacto com a mama. O nariz dos recém-nascidos deve estar virado para cima, permitindo-lhes respirar facilmente enquanto mamam e aprenderem a coordenar a sucção e a respiração.


Aprender pela visão e audição:A pega na mama não deve ser dolorosa; deve ser mais uma sensação de ligeiro puxão. Observe o bebé. No início, ele usará movimentos de sucção curtos e rápidos para estimular o fluxo de leite (reflexo de descida de leite). Assim que o leite começa a fluir, o recém-nascido passará a ter movimentos mais lentos e profundos, com algumas pausas. Deverá ver o maxilar a mexer e também deverá ouvir o bebé a sugar e a engolir à medida que se alimenta. Estes são bons sinais, mas é igualmente importante verificar se o bebé está a produzir fraldas molhadas/sujas e a ganhar peso conforme esperado.


Como interromper o seu bebé quando está a agarrar a mama:Se o seu bebé estiver a pegar a mama de forma superficial ou dolorosa, ou se começar a mordiscar o mamilo ou a passar a língua pela ponta, retire-o da mama. Introduza o seu dedo limpo suavemente no canto da boca dele para parar a sucção.


Sinais de que ele está a efetuar uma pega correta:Sempre que amamentar o seu bebé, verifique se:

  • O queixo está a tocar na mama e ele consegue respirar pelo nariz.

  • A boca está bem aberta e abocanha uma grande parte da aréola (não só o mamilo).

  • Não o magoa ao pegar a mama.

  • Começa com movimentos de sucção curtos, antes de passar para movimentos mais lentos e profundos.

Se a amamentação for dolorosa, se o bebé parecer ter fome depois de amamentar, se não ganhar peso e/ou tiver fraldas "secas", pode ser devido a uma pega incorreta. Não desespere e não se culpabilize! Nestes casos, consulte um especialista em aleitamento materno ou um especialista em amamentação o mais rapidamente possível.


Ferreira da Cunha Saúde – A Pensar no Seu Futuro! 💙

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page