Facto ou Mito? O alcool desidrata o corpo?
- drmiguelfdc
- 31 de out. de 2024
- 1 min de leitura

Facto!
Ao ingerir álcool, ele é rapidamente absorvido pelo estômago e entra na corrente sanguínea, afetando o organismo em várias frentes. Uma das primeiras ações do álcool é inibir a produção da hormona antidiurética, responsável por regular a perda de água no organismo. Esta inibição aumenta a frequência urinária (diurese), promovendo a eliminação de grandes quantidades de água e contribuindo para a desidratação.
Cerca de 45 a 90 minutos após o consumo, o álcool atinge o seu efeito máximo no organismo, aumentando a produção de urina e causando perda de líquidos. Além disso, ao ser absorvido nas células intestinais, o álcool interfere na absorção normal de água e nutrientes, podendo causar diarreia.
Outro efeito do etanol é a elevação da pressão arterial e a estimulação da produção de suor, ambos contribuindo ainda mais para a desidratação. Durante esse processo, o organismo perde importantes sais minerais, como sódio e potássio, e vitaminas essenciais, que são fundamentais para o equilíbrio corporal e o bom funcionamento dos sistemas. A glicose, uma das principais fontes de energia para o cérebro, também é reduzida, o que contribui para sintomas como tonturas e confusão mental.
Esse conjunto de efeitos resulta nos desconfortos típicos da ressaca, como dor de cabeça, náuseas, tonturas, dores musculares, sede intensa e dificuldade de concentração no dia seguinte. Estes sintomas ocorrem devido à combinação de desidratação, perda de nutrientes e alterações no metabolismo provocadas pelo álcool, mostrando o impacto do consumo excessivo no corpo.
Ferreira da Cunha Saúde - A pensar no seu futuro!




Comentários