Como proteger os idosos do frio?



Sabe as melhores maneiras de proteger os idosos do frio? Descubra aqui

As temperaturas frias estão habitualmente associadas ao agravamento de doenças crónicas, bem como podem proporcionar uma maior propensão a patologias agudas, especialmente do foro respiratório e cardíaco.


Descubra os riscos e medidas preventivas que devemos seguir.

O primeiro cuidado a ter deve ser manter a casa aquecida através da calafetagem das portas e janelas para evitar a saída de calor e a entrada de frio, tendo, contudo, cuidado com meios de aquecimento que produzam monóxido de carbono como lareiras, braseiras ou aquecedores eléctricos; usar botijas de água quente, embora sempre com o cuidado de forma a não fazer queimaduras da pele e beber bebidas quentes seriam medidas não medicamentosas preventivas.


Os idosos devem usar várias peças de roupa em vez de uma única de tecido grosso, porque assim haverá melhor protecção ao frio por camadas e a perda de calor diminui. As roupas deverão ser folgadas, estarem secas e de materiais que não façam transpirar, como o algodão e as fibras naturais. Quando for necessário sair de casa reforçar o agasalho e usar luvas, gorro e cachecol. Não devem usar roupas justas porque dificultam a circulação sanguínea. É também importante que o calçado seja quente, confortável e antiderrapante para evitar quedas.


A hidratação na rotina do idoso é crucial seja através da ingestão de líquidos seja através da hidratação cutânea (aplicação de cremes hidratantes), tendo em conta que a perda de água em pessoas com maior experiência de vida é uma realidade, estando diretamente relacionada à competência do sistema imunitário.

É importante também fazer movimentos com os dedos, os braços e as pernas para estimular a circulação, e realizar movimentos de rotina que permitem ao utente melhorar a sua capacidade articular e de movimento.


No inverno, com os dias mais curtos e chuvosos, existe uma tendência para uma estado de espírito mais melancólico, é essencial que existam atividades e companhia que proporcionem momentos de alegria e bem-estar ao idoso.

Idosos mais felizes serão sempre idosos mais protegidos!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo