Testes Rápidos Antigénio – Seria possível voltar ao trabalho em Segurança?



Dia 15 de março marca o início do plano de desconfinamento anunciado pelo Governo, prevendo, de forma gradual e faseada, o regresso de algumas atividades e, consequentemente, o regresso ao trabalho de muitos trabalhadores que tinham ficado restritos a teletrabalho ou lay-off.

O regresso dos trabalhadores aos seus locais de trabalho pode causar alguns constrangimentos, e de certo modo, causar níveis de ansiedade e preocupação entre os trabalhadores, pelo aumento dos níveis de exposição.

Como podemos voltar ao trabalho em segurança?

Para além da implementação de práticas de trabalho seguras para limitar a exposição à Covid-19 no trabalho, como o equipamento de proteção individual (EPI), e a redução do contacto entre trabalhadores, a testagem rápida dos trabalhadores pode ser uma arma crucial para um regresso ao trabalho em segurança.

Mas como posso fazer uma testagem rápida e que não represente um grande custo à empresa? Os testes rápidos de Antigénio podem ser a solução para si!

Os testes rápidos de Antigénio (TRAg) são testes de diagnósticos, que utilizam um método imunoenzimático que permite detetar as proteínas do coronavírus responsáveis pela infeção das nossas células. São testes com uma menor sensibilidade do que os testes RT-PCR, mas permitem identificar rapidamente os indivíduos infetados quando a colheita é realizada nos primeiros dias da doença.

A possibilidade de realizar testes rápidos em grande número pode assim ajudar a num regresso ao trabalho mais tranquilo, identificando e isolando as pessoas que com mais probabilidade podem espalhar a doença, recebendo o resultado dos mesmos em poucas horas, não condicionando a segurança no local de trabalho.

Os testes de antigénio também possibilitam detetar pessoas assintomáticas, uma vez que é apenas necessário reconhecer a carga viral para resultar no caso positivo.

Vantagens:

  1. São testes que apresentam resultados num curto espaço de tempo, podendo ser realizados em situações de grande escala, como por exemplo em escolas, empresas, lares de idosos, residências, volta laboral a escritórios, entre outras a avaliar;

  2. Requerem menos recursos do que os testes RT-PCR, não necessitando de equipamentos de processamento ou material de laboratório;

  3. São Testes mais económico vs. despiste PCR.

  4. Aumenta a segurança e as condições de trabalho, através da prevenção no despiste pró-ativo

Desvantagens:

  1. A sensibilidade dos testes rápidos é inferior aos testes RT-PCR. Está dependente da quantidade de antigénios presentes no momento da colheita.

  2. Um resultado negativo não garante a 100% que a pessoa não esteja infetada. Nestas situações é necessária a confirmação e realização de um teste PCR e avaliar todos os outros parâmetros da história clínica que são considerados relevantes.

Porque devo marcar os Testes de Antigénio pela FC Saúde?

Na Ferreira da Cunha Saúde, o despiste por Teste Antigénio à Covid-19 inclui uma primeira consulta médica prévia por telemedicina.

Nesta consulta, é feita avaliação de contactos de alto risco, sintomas e risco epidemiológico. Através da consulta, os seus trabalhadores poderão esclarecer todas as questões relativas à realização do teste.

Aconselhamos sempre a realização de uma primeira consulta, pois permite um acompanhamento médico individual, sendo essencial na orientação dos procedimentos e novos passos a seguir, após a obtenção dos resultados. Para além disso, também é um importante fator preventivo de ansiedade ter uma alta médica com a segurança de que os suspeitos de covid-19, não são um risco para os demais.

Em situações de possíveis falsos negativos, torna-se imperativa a consulta médica prévia, porque pode haver aconselhamento mais consciente no tipo de Despiste pedido: PCR vs Ag.

A principal vantagem para si e para os seus colaboradores é conseguir testar todos os seus profissionais sem sair do escritório/empresa! Com a Ferreira da Cunha Saúde poderá agendar uma data e hora e testar todos os seus profissionais no local de trabalho. Técnicos especializados levam todo o equipamento e materiais necessários para realizar as recolhas.

Ainda tem dúvidas ou quer saber mais sobre os Testes de Antigénio? Leia o nosso artigo sobre todos os tipos de Teste de Despiste à Covid-19 carregando aqui!

Como posso marcar os Testes de Antigénio para os seus trabalhadores?

Para agendar Teste de Antigénios (Covid-19) connosco, pode ir à nossa página de marcações online, ligar para o +351 911 744 909, ou clicando aqui.

Conte sempre com os profissionais da Ferreira da Cunha Saúde para cuidar de si, onde e quando precisa.

Faça o seu Check-up Covid-19 ou Check-up imunitário connosco sem sair de casa. Fazemos as recolhas de amostras ao domicílio. Para agendar um teste ao Covid-19 connosco basta ir à nossa página de marcações online ou ligar para o +351 911 744 909.

Conte sempre com os profissionais da Ferreira da Cunha Saúde para cuidar de si, onde e quando precisa.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo