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Os melhores alimentos para o pré e pós treino

Se a parte mais difícil já passou ao ficar convencido(a) a ir treinar, mas não tem a certeza de como se alimentar convenientemente antes e após o treino, este artigo é importante para si. Vamos falar de cinco opções nutritivas e saciantes de pré e pós treino que poderá incluir na sua rotina de prática desportiva.


Antes de iniciar um treino, é importante escolher muito bem o que comer, pois deverá ser uma refeição leve e ao mesmo tempo nutritiva, uma vez que é necessário consumir alimentos que ajudem no desempenho físico e que forneçam a energia necessária para o realizar.


Os alimentos que ingerir na fase do pré treino devem ter um índice glicémico suficiente e necessário para que sejam libertados lentamente no organismo, fornecendo deste modo energia que tem a durabilidade da atividade física. Comer antes de qualquer prática desportiva é essencial para que não haja desconforto, fraqueza, episódios de hipoglicémia ou hipotensão.

Deste modo e de uma forma simples de passar a mensagem mais importante: antes do treino a alimentação deve ser focada nos hidratos de carbono e, após o treino, nos hidratos de carbono e proteína.


Alimentação pré treino

O iogurte grego light, para além de conter cerca de 10g de proteína por aproximadamente 150g de produto, tem ótimos valores nutricionais, nomeadamente zinco, potássio e vitaminas. Possui menos lactose que um produto lácteo normal, assim como tem presente uma bactéria que reforça o sistema imunitário. É um ótima opção antes de ir treinar e pode ainda acrescentar frutos vermelhos, por exemplo, que adicionam sabor e valor nutritivo a esta refeição.


A banana é considerada a barrita energética natural. Além de ser rica em hidratos de carbono – que dão bastante energia – é também um alimento rico em potássio, o que ajuda à homeostase, ao balanço hídrico do organismo e ajuda também a manter os nervos e os músculos funcionais durante o exercício físico. É um fruto conhecido por ajudar a prevenir as famosas cãibras dos treinos e as dores do pós treino.


Apesar de qualquer fruto seco – sem sal – ser bom antes de treinar, a castanha do Brasil é a rainha dos frutos secos enquanto alimento do pré-treino. É considerada uma fonte natural de proteína e um alimento impulsionador de humor. Porém, não deve consumir este fruto seco em doses superiores à recomendada devido às suas propriadades lípidas, sendo que 3 a 5 unidades é a quantidade ideal.


Se gosta de treinar de manhã, esta é uma boa opção para um pequeno almoço pré treino: ometele (ovos) com espinafres<